19/12/2023 as 02:41

LANÇAMENTO

Julico, vocalista da The Baggios, lança o elogiado álbum "Onirikum"

Apresentação será neste sábado, 23, 18 horas, na Reciclaria, com participações especiais, exposição de artes visuais e show de abertura  

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Julico, vocalista da The Baggios, lança o elogiado álbum 

Julico, o festejado vocalista e guitarrista da The Baggios, realiza neste sábado, 23, show de lançamento de "Onirikum", seu segundo álbum solo de Julico. A apresentação contará com as participações especiais de Winnie Souza, Joésia Ramos, Julio Rêgo, Sandyalê e Alex Sant'anna, além do show de abertura da banda Doutor Ayres & Os Tarja Preta e exposição de artes visuais do artista Vinicius Tavares. O show começa às 18 horas na Reciclaria, na avenida Senador Júlio César Leite, 97, bairro Aeroporto.

“Onirikum” é o segundo álbum do compositor e produtor sergipano Julico que chegou às plataformas de streaming no dia 20 de outubro por meio do selo Toca Discos, criado e administrado pelos renomados produtores Felipe Rodarte e Constança Scofield, do estúdio carioca Toca do Bandido.

A palavra que dá título ao álbum é um neologismo: uma invenção de Julico para apontar algumas diretrizes das 13 faixas deste lançamento. Deriva da palavra onírico(a), como ele mesmo explica. "Representa para mim um estado de espírito onde acesso aos devaneios e sentimentos mais profundos. Os sonhos são como janelas que nosso subconsciente acessa e revela mensagens, imagens, ideias, sons e os mais variados desejos e sensações. Nesse universo me inspirei para compor esse álbum, mergulhando nas minhas memórias límpidas e turvas traduzindo através do som e da escrita meus sentimentos sobre temas que me angustiam, me deixa feliz, me alivia ou simplesmente me move".

Para esta nova viagem, Julico também mergulhou ainda mais na música brasileira, principalmente na soul music. Mas tem também muito de samba rock, samba jazz, música nordestina, MPB, assim como pitadas do blues rock, apesar de mais sutis. Onirikum, o sucessor do elogiado Ikê Maré (2020, que figurou em diversas listas de melhores do ano), foi concebido ao longo de três anos.

É um álbum diferente de Ikê Maré. Aqui, Julico canta de forma mais limpa, o que a destaca ainda mais sua voz única, assim como a produção, dele mesmo, é um passo adiante em mais um ofício do polivalente músico sergipano. O conceito também é inédito para a carreira de Julico. "Tem um pouco mais do meu coração sendo aberto e exposto sobre relacionamentos e devaneios".

Segundo Julico, 80% de Onirikum foi concebido no seu home studio, em Aracaju, com guitarra, baixo, metais, percussão e parte dos teclados. Antes, aconteceu uma pré-produção com Ravy Bezerra, na bateria, no começo de 2023. "Trouxe ele para conhecer minhas músicas, colocar as ideias em cimas das minhas ideias de beats, mas é um disco construído em 3 anos. Eram mais de 30 músicas e listei 13 para o track list final", revela o músico. Julico gravou baixou, violão, teclados, guitarras e vocais em Onirikum, e teve na bateria seu amigo Ravy Bezerra e percussões de Betinho Caixa D’agua.

Julico

Nascido em São Cristóvão, Julico é compositor, produtor musical e fundador da The Baggios. Compôs e produziu álbuns premiados, como o “Brutown” (2016) indicado ao prêmio Bravo 2016, Prêmio Apca 2017, além de ser indicado junto com o álbum “ Vulcão” (2018) ao Grammy Latino na categoria melhor álbum de rock ou música alternativa.

Circulou com turnês extensas por todo o Brasil, EUA, Canadá, México e Europa, e Suas composições foram indicadas a “melhores músicas/discos do ano” em 2011, 2013, 2016 e 2018 por jornalistas da Rolling Stone, Folha de São Paulo, Estadão, e em dezenas de sites e blogs especializados. Suas músicas já passaram pelas vozes de artistas importantes da cena contemporânea brasileira como Hélio Flanders, Baiana System, Céu, Fernando Catatau, e Jorge Dupeixe (Nação Zumbi), Chico Cesar, Siba e Cátia de França. Desde 2001 se dedica a música e já lançou cinco álbuns de estúdio, um ao vivo e quatro Ep’s com sua banda The Baggios.

Na sua carreira solo já lançou dois álbuns solos: o elogiado “Iké Maré” em 2020 que marcou presença nas principais listas de melhores lançamentos daquele ano, além de ser indicado ao prêmio APCA (Associação do Críticos Paulistas de Arte), e o seu mais recente trabalho “Onirikum” lançado em outubro de 2023. Além da música, Julico atua como artista visual onde desenvolveu centenas de peças gráficas como capas, encartes de discos e cerca de 200 posters para shows de sua banda e outros artistas, chegando a ter sua primeira exposição de artes visuais em 2021 onde expos 12 obras inspirada no conceito do primeiro álbum solo.